Sunday 4 August 2019

S e c diz adolescente teve after-school hobby online stock fraud


S. E.C. Diz que adolescente teve hobby depois da escola: Online Stock Fraud


Por GRETCHEN MORGENSON


Publicado em: 21 de setembro de 2000


Durante o dia, Jonathan G. Lebed era apenas mais um estudante de 15 anos do ensino médio em Cedar Grove, no norte de Nova Jersey. Mas após a escola, os reguladores das seguranças dizem, o Sr. Lebed masterminded um esquema da manipulação conservada em estoque no Internet que lhe ganhou quase $ 273.000 em ganhos ilegais.


Ontem, poucos dias antes do aniversário de 16 anos do Sr. Lebed, a Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission) acusou o adolescente de desenvolver um esquema para aumentar os preços de nove ações obscuras de baixo preço que ele havia comprado, enviando mensagens otimistas para investir salas de bate-papo na Internet . Como outros investidores leram suas mensagens e compraram as ações, os promotores disseram que o Sr. Lebed vendeu suas participações em lucros que variam de US $ 11.000 a US $ 74.000 em um comércio. O regime começou em agosto de 1999, quando Lebed tinha 14 anos, disseram os promotores, e continuou até 4 de fevereiro deste ano.


O Sr. Lebed estabeleceu-se com o S. E.C. Ontem, nem admitido nem negado as acusações civis, mas concordando em pagar o dinheiro que ele fez mais juros, por um total de US $ 285.000.


O S. E.C. Não exigia que ele pagasse uma multa ou uma multa. Seu advogado, Kevin H. Marino, disse: "Os Lebeds acham que este é um acordo razoável, e eles estão muito felizes de ter toda a matéria por trás deles." Nenhum dos pais do Sr. Lebed foi acusado de transgressão pelo S. E.C. O Sr. Lebed não estava disponível para comentar.


No fim da tarde de ontem, Gregory Lebed, pai de Jonathan, estava de fora dos repórteres de saudação da casa da casa de dois andares. Vestido com jeans e uma camiseta cinza, disse que não podia comentar a situação do filho, a não ser dizer que estava bem. "Ele é um bom aluno", disse ele. Reconhecendo que muitas pessoas estão negociando ações na Internet nestes dias, o Sr. Lebed disse: '' Então eles escolhem um garoto. ''


Os reguladores disseram que Jonathan Lebed foi o primeiro menor a ser processado pela S. E.C. "A conduta de Jonathan Lebed foi essencialmente um esquema de bomba e despejo, e foi tão grave quanto outros casos de fraude na Internet que trouxemos", disse David S. Horowitz, administrador assistente do distrito do escritório da SEC em Filadélfia . "O que é diferente é sua idade."


O Sr. Lebed conduziu suas negociações em contas criadas para ele em nome de seu pai em duas corretoras diferentes. Uma era uma empresa que atende a investidores on-line.


Onze vezes, disseram os reguladores, o Sr. Lebed comprou um grande bloco de um pequeno estoque. Poucas horas depois de cada compra, ele enviaria até 500 mensagens de e-mail falsas e enganosas para vários fóruns de mensagens do Yahoo Finance, promovendo o estoque que ele acabara de comprar. As mensagens foram enviadas usando nomes fictícios, fazendo parecer que muitos investidores diferentes achavam que as ações eram promissoras.


Muitas vezes, ao mesmo tempo em que comprou as ações, o Sr. Lebed colocaria uma ordem para vendê-las a preços bem acima do mercado prevalecente, disse Horowitz. Isso foi feito para garantir que ele poderia lucrar com um salto no estoque, mesmo se ele veio durante o dia, enquanto ele estava na escola, o Sr. Horowitz disse.


Lebed atraiu investidores para as ações com previsões de que as ações iriam em breve subir de preço. Ele disse em uma mensagem que uma empresa negociando em US $ 2 seria negociado em mais de US $ 20 em breve. "Outra publicação disse que um estoque seria o próximo" para ganhar 1.000 por cento.


Os reguladores disseram que as mensagens do Sr. Lebed sempre fizeram com que o preço eo volume das ações mencionadas aumentassem significativamente. Em alguns casos, os estoques alcançaram suas máximas recordes em preço e volume após as mensagens de e-mail. As ações de todas as nove das empresas que o Sr. Lebed enviou mensagens de e-mail sobre são negociadas no boletim de notícias over-the-counter, um mercado para as ações menores e menos conhecidas.


As ações envolvidas no esquema do Sr. Lebed eram Manchester Equipment, Just Toys, Yes Entertainment, Fotoball EUA, Man Sang Holdings, West Coast Entertainment, República de Havana, Classica Group e Firetector. Nenhuma das empresas foi acusada de qualquer irregularidade na matéria.


Marino descreveu o Sr. Lebed como um comerciante de ações autodidata que desenvolveu um interesse no mercado quando tinha 12 anos. "Ele fez outros investimentos e tem feito muito bem", disse ele.


Cerca de três ou quatro anos atrás, o Sr. Lebed e dois colegas de escola na Escola Intermediária Memorial em Cedar Grove entrou em um concurso nacional de escolha de ações e fez muito bem, disse um morador que falou sob a condição de anonimato. Os três foram apresentados em um artigo no jornal local, The Verona Cedar Grove Times.


O Sr. Lebed foi descrito como um solitário e um estranho em uma escola conhecida por suas cliques. "Ele é um garoto legal, um pouco diferente", disse o residente.


A casa de Lebed está em um bairro montanhoso, arborizado, onde alguns moradores podem ver Manhattan. Um vizinho que cuidava do gramado, que se recusou a identificar-se, levantou as sobrancelhas ontem quando ouviu falar dos lucros que Lebed foi acusado de fazer. Ele disse: "Eu só queria que ele tivesse me contado sobre isso, isso é tudo que eu posso dizer."


Os reguladores se recusaram a dizer como descobriram a negociação do Sr. Lebed. Horowitz disse que a equipe de vigilância da Internet da S. E.C. frequentemente identificou uma atividade de negociação incomum em ações que pode levar a tais casos. Ele também disse que as empresas de corretagem, por vezes, derrubou a agência para negociar em contas de clientes altamente lucrativas e de curto prazo.


Talvez o aspecto mais surpreendente deste caso é que existem investidores que vão comprar ações com base em dicas anônimas Internet. Embora as mensagens tivessem pouca substância - uma caracterizou um investimento como "o estoque o mais undervalued nunca" - os investors correram dentro.


Ronald C. Long, administrador do escritório distrital da Universidade de São Paulo, disse: "Imploro aos investidores que estejam altamente céticos em relação a qualquer conselho que recebem da Internet. As pessoas devem fazer uma pesquisa minuciosa antes de tomar decisões de investimento e verificar todas as informações antes de agir sobre ela ".


Foto: Jonathan G. Lebed, 15 anos, é o primeiro menor a ser processado pela Securities and Exchange Commission. (Pg C10)

No comments:

Post a Comment